FORMAÇÃO PARA FORMADORES REGIONAIS
CURSO: Formação em Serviço para Formadores Regionais
A formação em serviço para formadores regionais propõe reflexões teóricas e metodológicas da alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, com foco em uma educação emancipadora, crítica, reflexiva e inclusiva. A proposta delineada possibilita condições para organização de formadores locais de educadores e coordenações pedagógicas estimulando uma prática docente dialógica para a conquista de um processo de alfabetização e letramento. Além disso, a difusão e consolidação do modelo construído permitirá o registro de novas estratégias didático-pedagógicas, com o compartilhamento de projetos de ensino e objetos de aprendizagem produzidos durante a formação e publicações.
Público: Formadores Regionais, no âmbito do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA.
Categoria: Curso de Extensão Universitária.
Objetivo Geral:
● Formar formadores regionais para atuação no âmbito do pacto nacional pela superação do analfabetismo e qualificação na EJA.
Objetivos Específicos:
● Possibilitar reflexões sobre contexto social, político, econômico e educacional dos sujeitos da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e os desafios e possibilidades para o processo de alfabetização e letramento;
● Refletir sobre o espaço da sala de aula como local de possibilidades de aprendizagem na sua organização, interação e socialização;
●Proporcionar a organização de planejamento pautado na proposta freiriana de Educação Popular, considerando a leitura e escrita, bem como conhecimentos matemáticos e tecnológicos;
● Conhecer e compartilhar junto aos alfabetizadores, propostas teórico-metodológicas exitosas para o processo de alfabetização e letramento.
O curso tem duração de 120 horas.
Serão ofertadas atividades síncronas e assíncronas, organizadas em 4 passos.
As atividades síncronas são organizadas em, pelo menos, 15 Diálogos Virtuais (cada Diálogo Virtual tem duração de até 2 horas) mediados por pesquisadores, os quais abordarão os temas dos módulos. Além dos Diálogos Virtuais os Formadores participarão de encontros mensais com os Formadores Sistematizadores.
As atividades assíncronas são as atividades a serem realizadas na sala de aula virtual do curso (estudos dos materiais e envio de respostas às atividades propostas).
Em cada módulo são vivenciados 4 passos. São eles:
Passo 1 - Participação no Diálogo Virtual (20 pontos);
Passo 2 - Momento da Leitura e Roda de Conversa (10 pontos);
Passo 3 - Formando Educadores da EJA (40 pontos);
Passo 4 - Compartilhando vivências e avaliação (30 pontos).
As frequências nos Diálogos Virtuais e Encontros com Formadores são computadas durante as atividades com pontuações nos respectivos passos.
Os Formadores Regionais participantes do curso terão acompanhamento efetivado pelo Formador Sistematizador de seu Estado.
No entanto, o canal para diálogo com qualquer membro da equipe do Programa está aberto.
O curso tem carga horária de 120 horas distribuídas em 15 módulos e 20 meses de vivências. Assim, cada módulo tem, em média, 8 horas de duração.
A dedicação mínima mensal esperada é de 4 horas em atividades síncronas + 2 horas para implementação + 2 horas para estudos.
Para a certificação dar-se enquanto Extensão Universitária UFPB, o aproveitamente mínimo no curso deve ser de 70%.
PARTE 1 - DESVENDANDO A EJA
Módulo Introdutório: Mapeamento
Ementa: O Programa de Extensão Pacto EJA UFPB. Apresentação do Curso e da metodologia de trabalho que será utilizada durante a formação. EJA e Democracia.
Módulo 1: Sujeitos da Alfabetização
Ementa: Alfabetizador e alfabetizando na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EPJAI. Memória, Oralidade e Valorização das Experiências e Não Infantilização na Educação de Pessoas, Jovens Adultos e Idosos.
Módulo 2: A Sala de aula e sua organização pedagógica
Ementa: Organização do ambiente alfabetizador, espaço de leitura, sala de aula como um espaço de vivências e aprendizagens. Psicomotricidade na Alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas.
Módulo 3: Planejamento: organização da prática pedagógica
Ementa: Planejamento, Sequência Didática e organização na proposta de Projeto Didático.
PARTE 2 - EIXOS TEMÁTICOS E SUA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
Módulo 4: IDENTIDADE
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre IDENTIDADE na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como identidade pessoal e coletiva, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 5: ARTE E CULTURA
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre ARTE E CULTURA Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas e pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como cultura, música, teatro, literatura, dança tradicional e popular, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 6: DIREITOS HUMANOS
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre DIREITOS HUMANOS na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas pedagógicas na leitura escrita e matemática. Propõe abordar temáticas como igualdade, liberdade, dignidade, respeito e participação, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 7: DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas e pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como participação cidadã, igualdade de oportunidades, respeito e participação, liberdade de expressão e responsabilidade social, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 8: TRABALHO
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre TRABALHO na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas pedagógicas na leitura escrita e matemática. Propõe-se abordar temáticas como direitos trabalhistas, empreendedorismo, cooperação, economia solidária, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 9: SAÚDE
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre SAÚDE na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas e pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como saúde física, mental e emocional, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 10: MEIO AMBIENTE
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre MEIO AMBIENTE na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas e pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como ecossistemas e biodiversidade, impacto ambiental do consumo, mudanças climáticas e sustentabilidade, conservação de recursos naturais, educação para o desenvolvimento sustentável, direitos ambientais e responsabilidade e economia circular e redução de resíduos, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 11: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre EDUCAÇÃO FINANCEIRA na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como orçamento e planejamento financeiro, crédito e dívida, riscos e seguros, consumo consciente, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 12: TECNOLOGIAS
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre TECNOLOGIAS na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas e pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como Cultura Digital, Comunicação e Mídias, Inteligência Artificial, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 13: CULTURA DE PAZ
Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre CULTURA DE PAZ na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas pedagógicas na leitura escrita e matemática. Propõe-se abordar temáticas como empatia e compreensão, diálogo e comunicação eficaz, não violência e tolerância, igualdade e justiça, solidariedade e cooperação, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.
Módulo 14: A sistematização na Alfabetização de Jovens e Adultos: escrever, refletir e compartilhar
Ementa: Reflexões teórico-metodológicas sobre a alfabetização. Experiências exitosas na alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Proposta de sistematização no processo de autoformação.
Secretaria: pactoejaufpb@gmail.com
Suporte: suporte.pactoejaufpb@gmail.com
Coordenação: pactoeja@ce.ufpb.br
Formador Sistematizador do Estado: Contato disponível na sala de aula virtual.
BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2017.
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade - e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
______.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. RJ: Paz e Terra,1996.
______.Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Educação e Mudança. 31.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
IRELAND, T. D. Adult Learning and Education for a better life, decent work and a healthy planet. DVV International, 2020.
______. Mesmo em tempos de COVID-19, não dá para lavar as mãos de Paulo Freire. Retratos da Escola, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 427–441, 2020. DOI: 10.22420/rde.v14i29.1172. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1172.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2021.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de Jovens e Adultos: teoria e prática. Petrópolis, Rio de Janeiro: VOZES, 2012.
LEAL, Telma Ferraz. Et al. Alfabetizar Letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: autêntica, 2013.
SILVA, Magna do Carmo e CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira. (Orgs.) Práticas de Alfabetização: Processos de Ensino e Aprendizagem. Recife: Ed UFPE, 2020