CURSO: Formação em Serviço para Formadores Regionais

A formação em serviço para formadores regionais propõe reflexões teóricas e metodológicas da alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, com foco em uma educação emancipadora, crítica, reflexiva e inclusiva. A proposta delineada possibilita condições para organização de formadores locais de educadores e coordenações pedagógicas estimulando uma prática docente dialógica para a conquista de um processo de alfabetização e letramento. Além disso, a difusão e consolidação do modelo construído permitirá o registro de novas estratégias didático-pedagógicas, com o compartilhamento de projetos de ensino e objetos de aprendizagem produzidos durante a formação e publicações.

Público: Formadores Regionais, no âmbito do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA.

Categoria: Curso de Extensão Universitária.

 

OBJETIVOS

 

Objetivo Geral:

      ●   Formar formadores regionais para atuação no âmbito do pacto nacional pela superação do analfabetismo e qualificação na EJA.

Objetivos Específicos:

  Possibilitar reflexões sobre contexto social, político, econômico e  educacional dos sujeitos da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e os desafios e possibilidades para o processo de alfabetização e letramento;

 

    Refletir sobre o espaço da sala de aula como local de possibilidades de aprendizagem na sua organização, interação e socialização;

 

Proporcionar a organização de planejamento pautado na proposta freiriana de Educação Popular, considerando a leitura e escrita, bem como conhecimentos matemáticos e tecnológicos; 

 

 Conhecer e compartilhar junto aos alfabetizadores, propostas teórico-metodológicas exitosas para o processo de alfabetização e letramento. 

 

 

METODOLOGIA

 

O curso tem duração de 120 horas.

Serão ofertadas atividades síncronas e assíncronas, organizadas em 4 passos.

As atividades síncronas são organizadas em, pelo menos, 15 Diálogos Virtuais (cada Diálogo Virtual tem duração de até 2 horas) mediados por pesquisadores, os quais abordarão os temas dos módulos. Além dos Diálogos Virtuais os Formadores participarão de encontros mensais com os Formadores Sistematizadores.

As atividades assíncronas são as atividades a serem realizadas na sala de aula virtual do curso (estudos dos materiais e envio de respostas às atividades propostas).

Em cada módulo são vivenciados 4 passos. São eles:

Passo 1 - Participação no Diálogo Virtual (20 pontos);

Passo 2 - Momento da Leitura e Roda de Conversa (10 pontos);

Passo 3 - Formando Educadores da EJA (40 pontos);

Passo 4 - Compartilhando vivências e avaliação (30 pontos).

As frequências nos Diálogos Virtuais e Encontros com Formadores são computadas durante as atividades com pontuações nos respectivos passos.

 

 

ACOMPANHAMENTO

 

Os Formadores Regionais participantes do curso terão acompanhamento efetivado pelo Formador Sistematizador de seu Estado.

No entanto, o canal para diálogo com qualquer membro da equipe do Programa está aberto.

 

DEDICAÇÃO MÍNIMA

 

O curso tem carga horária de 120 horas distribuídas em 15 módulos e 20 meses de vivências. Assim, cada módulo tem, em média, 8 horas de duração.

A dedicação mínima mensal esperada é de 4 horas em atividades síncronas + 2 horas para implementação + 2 horas para estudos.

 

 

AVALIAÇÃO

 

Para a certificação dar-se enquanto Extensão Universitária UFPB, o aproveitamente mínimo no curso deve ser de 70%.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

PARTE 1 - DESVENDANDO A EJA

Módulo Introdutório: Mapeamento

Ementa: O Programa de Extensão Pacto EJA UFPB. Apresentação do Curso e da  metodologia de trabalho que será utilizada durante a formação. EJA e Democracia.

 

Módulo 1: Sujeitos da Alfabetização

Ementa: Alfabetizador e alfabetizando na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EPJAI. Memória, Oralidade e Valorização das Experiências e Não Infantilização na Educação de Pessoas, Jovens Adultos e Idosos.

Módulo 2: A Sala de aula e sua organização pedagógica

Ementa: Organização do ambiente alfabetizador, espaço de leitura, sala de aula como um espaço de vivências e aprendizagens. Psicomotricidade na Alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas.

Módulo 3: Planejamento: organização da prática pedagógica

Ementa:  Planejamento, Sequência Didática e organização na proposta de Projeto Didático.

 

PARTE 2 - EIXOS TEMÁTICOS E SUA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Módulo 4:  IDENTIDADE 

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre IDENTIDADE na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas  pedagógicas no letramento e na matemática.  Propõe-se abordar temáticas como identidade pessoal e coletiva, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

 

 Módulo 5: ARTE E CULTURA

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre ARTE E CULTURA  Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas  e pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como cultura, música, teatro, literatura, dança tradicional e popular, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

 

Módulo 6: DIREITOS HUMANOS

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre DIREITOS HUMANOS na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e idosas e sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas  pedagógicas na leitura escrita e matemática. Propõe abordar temáticas como igualdade, liberdade, dignidade, respeito e participação, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

 

Módulo 7: DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas e  pedagógicas no letramento e na matemática.  Propõe-se abordar temáticas como participação cidadã, igualdade de oportunidades, respeito e participação, liberdade de expressão e responsabilidade social,  somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

Módulo 8: TRABALHO 

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre TRABALHO na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com estratégias didáticas  pedagógicas na leitura escrita e matemática.  Propõe-se abordar temáticas como direitos trabalhistas, empreendedorismo, cooperação, economia solidária, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

Módulo 9: SAÚDE

Ementa:  Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre SAÚDE na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas  e pedagógicas no letramento e na matemática.  Propõe-se abordar temáticas como saúde física, mental e emocional, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

 

Módulo 10: MEIO AMBIENTE

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre MEIO AMBIENTE na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas e  pedagógicas no letramento e na matemática.  Propõe-se abordar temáticas como ecossistemas e biodiversidade, impacto ambiental do consumo, mudanças climáticas e sustentabilidade, conservação de recursos naturais, educação para o desenvolvimento sustentável, direitos ambientais e responsabilidade e economia circular e redução de resíduos, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

 

Módulo 11: EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre EDUCAÇÃO FINANCEIRA na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas  pedagógicas no letramento e na matemática.  Propõe-se abordar temáticas como orçamento e planejamento financeiro, crédito e dívida, riscos e seguros, consumo consciente,  somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

Módulo 12: TECNOLOGIAS

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre TECNOLOGIAS na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas e pedagógicas no letramento e na matemática. Propõe-se abordar temáticas como Cultura Digital, Comunicação e Mídias, Inteligência Artificial, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

Módulo 13: CULTURA DE PAZ

Ementa: Diálogo e reflexões teórico-metodológicas sobre CULTURA DE PAZ na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e sua sistematização em planejamento com  estratégias didáticas  pedagógicas na leitura escrita e matemática.  Propõe-se abordar temáticas como empatia e compreensão, diálogo e comunicação eficaz, não violência e tolerância, igualdade e justiça,  solidariedade e cooperação, somando a sugestões colhidas antecipadamente junto aos formadores.

Módulo 14: A sistematização na Alfabetização de Jovens e Adultos: escrever, refletir e compartilhar

Ementa: Reflexões teórico-metodológicas sobre a alfabetização.  Experiências exitosas na alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Proposta de sistematização no processo de autoformação.

 

CONTATOS

 

Secretaria: pactoejaufpb@gmail.com

Suporte: suporte.pactoejaufpb@gmail.com

Coordenação: pactoeja@ce.ufpb.br

Formador Sistematizador do Estado: Contato disponível na sala de aula virtual.

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2017.

FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade - e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

______.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. RJ: Paz e Terra,1996.

______.Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

______. Educação e Mudança. 31.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

IRELAND, T. D. Adult Learning and Education for a better life, decent work and a healthy planet. DVV International, 2020.

______. Mesmo em tempos de COVID-19, não dá para lavar as mãos de Paulo Freire. Retratos da Escola[S. l.], v. 14, n. 29, p. 427–441, 2020. DOI: 10.22420/rde.v14i29.1172. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1172.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2021.

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de Jovens e Adultos: teoria e prática. Petrópolis, Rio de Janeiro: VOZES, 2012.

LEAL, Telma Ferraz. Et al. Alfabetizar Letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: autêntica, 2013.

SILVA, Magna do Carmo e CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira. (Orgs.) Práticas de Alfabetização: Processos de Ensino e Aprendizagem. Recife: Ed UFPE, 2020