FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS)
CURSO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Este curso aborda a formação do educador pautada nos processos que envolvem a educação e a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, com foco em uma educação emancipadora, crítica, reflexiva e inclusiva. Estimula, ademais, a prática docente dialógica para a conquista de uma alfabetização atrelada ao letramento.
Público: Alfabetizadores, Educadores das séries iniciais do Ens. Fundamental na modalidade EJA, educadores populares.
Categoria: Curso de Extensão Universitária.
Objetivo Geral:
- Promover a capacitação de educadores para a alfabetização de pessoas jovens, adultos e idosos, fundamentando-se em teorias e práticas de alfabetização inicial e pós-alfabetização, considerando a análise de metodologias e o contexto social dos educandos, utilizando, para isso, recursos digitais que possibilitem uma perspectiva de educação crítica e engajada.
Objetivos Específicos:
● Identificar características da aprendizagem da língua escrita para educandos jovens, adultos e idosos;
● Refletir sobre o contexto social e cultural dos educandos na construção do conhecimento, desenvolvendo estratégias de letramento que valorizem e integrem os saberes e as experiências dos educandos;
● Conhecer metodologias e recursos didáticos inclusivos para tornar o processo de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas mais dinâmico e participativo, favorecendo a autonomia e o pensamento crítico dos educandos;
● Refletir sobre a organização de propostas pedagógicas no processo de Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, assim como o processo avaliativo na perspectiva da inclusão e da prática reflexiva.
O curso tem duração de 80 (oitenta) horas sistematizadas em um módulo introdutório e outros 4 (quatro) módulos.
Será ofertado na modalidade a distância, com formato autoinstrucional e sem tutoria.
Durante os estudos de cada módulo, os participantes terão acesso a objetos de aprendizagem dinâmicos, podcast, imagens, vídeos, fóruns e questionários.
No período do curso, os educadores vivenciarão atividades presenciais nas Escolas e/ou Secretarias de Educação para diálogo sobre o conteúdo abordado.
O curso tem 80 horas distribuídas em 4 módulos, sendo:
● Módulo Introdutório – 4 horas
● Módulo 1 – 20 horas
● Módulo 2 – 20 horas
● Módulo 3 – 20 horas
● Módulo 4 – 16 horas
Ao término de cada módulo, o participante responderá a atividade avaliativa. Cada atividade apresentada valerá 20 pontos, totalizando a soma de 100 pontos unindo todos os módulos. Para aprovação, ao término do curso, o participante precisará de aproveitamento igual ou maior que 70% .
Assim:
● Módulo Introdutório – 20 pontos
● Módulo 1 – 20 pontos
● Módulo 2 – 20 pontos
● Módulo 3 – 20 pontos
● Módulo 4 – 20 pontos
Total: 100 pontos
Módulo Introdutório
Ementa: Desbravando o espaço de estudos.
Visão geral do curso, metodologia e avaliação - conhecendo o Moodle. Construção da agenda de estudos - planejamento e organização das atividades. Alfabetização de jovens, adultos e idosos e a democracia.
Módulo 1: A sala de aula da EJA e o processo de Alfabetização
Ementa: Ambiente alfabetizador. Sala de aula e sua organização pedagógica. A rotina da prática educativa: diálogos, registros, diários de aula e feedbacks. Consciência fonológica. Diagnose de níveis da língua escrita. Não infantilização. Inclusão. Avaliação da Aprendizagem. A autoavaliação. Criação de instrumentos de avaliação contínua e formativa.
Módulo 2: Metodologias na EJA
Ementa: Metodologias de Ensino para a Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Adequação ao tempo de vida dos sujeitos. Organização do tempo escola, tempo pedagógico considerando os contextos dos sujeitos.
Módulo 3: Currículo e Recursos na Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultos e Idosos
Ementa: Os eixos temáticos da EJA nas turmas de alfabetização inicial e pós-alfabetização. Recursos e produção de materiais. As tecnologias digitais de informação e comunicação.
Módulo 4: Planejamento docente na EJA
Ementa: Planejamento. Projeto didático. Os gêneros textuais e a aprendizagem da língua escrita. Matemática – etnomatemática.
BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2017.
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade - e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
______.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. RJ: Paz e Terra,1996.
______.Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Educação e Mudança. 31.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
IRELAND, T. D. Adult Learning and Education for a better life, decent work and a healthy planet. DVV International, 2020.
______. Mesmo em tempos de COVID-19, não dá para lavar as mãos de Paulo Freire. Retratos da Escola, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 427–441, 2020. DOI: 10.22420/rde.v14i29.1172. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1172.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2021.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de Jovens e Adultos: teoria e prática. Petrópolis, Rio de Janeiro: VOZES, 2012.
LEAL, Telma Ferraz. Et al. Alfabetizar Letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: autêntica, 2013.
SILVA, Magna do Carmo e CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira. (Orgs.) Práticas de Alfabetização: Processos de Ensino e Aprendizagem. Recife: Ed UFPE, 2020