
O Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, convida educadores de todo o Brasil a participarem do curso Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.
Este curso aborda a formação do educador pautada nos processos que envolvem a educação e a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, com foco em uma educação emancipadora, crítica, reflexiva e inclusiva. Estimula, ademais, a prática docente dialógica para a conquista de uma alfabetização atrelada ao letramento.
Público: Alfabetizadores, Educadores dos Anos Iniciais do Ens. Fundamental na modalidade EJA, educadores populares.
Categoria: Curso de Extensão Universitária.
Objetivo Geral:
Objetivos Específicos:
O curso tem duração de 80 (oitenta) horas sistematizadas em um módulo introdutório e outros 4 (quatro) módulos.
Será ofertado na modalidade a distância, com formato autoinstrucional e sem tutoria.
Durante os estudos de cada módulo, os participantes terão acesso a objetos de aprendizagem dinâmicos, podcast, imagens, vídeos, fóruns e questionários.
No período do curso, os educadores vivenciarão atividades presenciais nas Escolas e/ou Secretarias de Educação com diálogos sobre o conteúdo abordado.
O curso tem 80 horas distribuídas em 5 momentos, sendo:
Ao término de cada módulo, o participante responderá a atividade avaliativa. Cada atividade apresentada valerá 20 pontos, totalizando a soma de 100 pontos unindo todos os módulos. Para aprovação, ao término do curso, o participante precisará de aproveitamento igual ou maior que 70% por módulo.
Assim:
Total: 100 pontos
Ementa: Visão geral do curso, metodologia e avaliação - conhecendo o Moodle. Construção da agenda de estudos - planejamento e organização das atividades. Alfabetização de jovens, adultos e idosos e a democracia.
Ementa: Ambiente alfabetizador. Sala de aula e sua organização pedagógica. A rotina da prática educativa: diálogos, registros, diários de aula e feedbacks. Consciência fonológica. Diagnose de níveis da língua escrita. Não infantilização. Inclusão. Avaliação da Aprendizagem. A autoavaliação. Criação de instrumentos de avaliação contínua e formativa.
Ementa: Metodologias de Ensino para a Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Adequação ao tempo de vida dos sujeitos. Organização do tempo escola, tempo pedagógico considerando os contextos dos sujeitos.
Ementa: Os eixos temáticos da EJA nas turmas de alfabetização. Recursos e produção de materiais. As tecnologias digitais de informação e comunicação.
Ementa: Planejamento. Projeto didático. Os gêneros textuais e a aprendizagem da língua escrita. Matemática – etnomatemática.