APRESENTAÇÃO DO CURSO

 

O Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, convida educadores de todo o Brasil a participarem do curso Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.

Este curso aborda a formação do educador pautada nos processos que envolvem a educação e a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, com foco em uma educação emancipadora, crítica, reflexiva e inclusiva. Estimula, ademais, a prática docente dialógica para a conquista de uma alfabetização atrelada ao letramento.

Público: Alfabetizadores, Educadores dos Anos Iniciais do Ens. Fundamental na modalidade EJA, educadores populares.

Categoria: Curso de Extensão Universitária.

Objetivos

Objetivo Geral:

  • Promover a capacitação de educadores para a alfabetização de pessoas jovens, adultos e idosos, fundamentando-se em teorias e práticas de alfabetização, considerando a análise de metodologias e o contexto social dos educandos, utilizando, para isso, recursos digitais que possibilitem uma perspectiva de educação crítica e engajada.

Objetivos Específicos:

  • Identificar características da aprendizagem da língua escrita para educandos jovens, adultos e idosos;
  • Refletir sobre o contexto social e cultural dos educandos na construção do conhecimento, desenvolvendo estratégias de letramento que valorizem e integrem os saberes e as experiências dos educandos;
  • Conhecer metodologias e recursos didáticos inclusivos para tornar o processo de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas mais dinâmico e participativo, favorecendo a autonomia e o pensamento crítico dos educandos;
  • Refletir sobre a organização de propostas pedagógicas no processo de Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, assim como o processo avaliativo na perspectiva da inclusão e da prática reflexiva.

Metodologia

O curso tem duração de 80 (oitenta) horas sistematizadas em um módulo introdutório e outros 4 (quatro) módulos.

Será ofertado na modalidade a distância, com formato autoinstrucional e sem tutoria.

Durante os estudos de cada módulo, os participantes terão acesso a objetos de aprendizagem dinâmicos, podcast, imagens, vídeos, fóruns e questionários.

No período do curso, os educadores vivenciarão atividades presenciais nas Escolas e/ou Secretarias de Educação com diálogos sobre o conteúdo abordado.

Carga Horária

O curso tem 80 horas distribuídas em 5 momentos, sendo:

  • Módulo Introdutório –  4 horas
  • Módulo 1 – 20 horas
  • Módulo 2 –  20 horas
  • Módulo 3 – 20 horas
  • Módulo 4 –  16 horas

Avaliação

Ao término de cada módulo, o participante responderá a atividade avaliativa. Cada atividade apresentada valerá  20 pontos, totalizando a soma de 100 pontos unindo todos os módulos. Para aprovação, ao término do curso, o participante precisará de aproveitamento igual ou maior que 70% por módulo.

Assim:

  • Módulo Introdutório – 20 pontos 
  • Módulo 1 – 20 pontos
  • Módulo 2 – 20 pontos
  • Módulo 3 – 20 pontos
  • Módulo 4 – 20 pontos       

Total: 100 pontos

Conteúdo Programático

Módulo Introdutório: Desbravando o espaço de estudos

Ementa: Visão geral do curso, metodologia e avaliação - conhecendo o Moodle. Construção da agenda de estudos - planejamento e organização das atividades. Alfabetização de jovens, adultos e idosos e a democracia.

 

Módulo 1: A sala de aula da EJA e o processo de Alfabetização

Ementa: Ambiente alfabetizador. Sala de aula e sua organização pedagógica. A rotina da prática educativa: diálogos, registros, diários de aula e feedbacks.  Consciência fonológica. Diagnose de níveis da língua escrita. Não infantilização. Inclusão. Avaliação da Aprendizagem. A autoavaliação. Criação de instrumentos de avaliação contínua e formativa.

 

Módulo 2: Metodologias na EJA

Ementa: Metodologias de Ensino para a Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Adequação ao tempo de vida dos sujeitos. Organização do tempo escola, tempo pedagógico considerando os contextos dos sujeitos.

 

Módulo 3: Currículo e Recursos na Alfabetização de Pessoas  Jovens, Adultos e Idosos

Ementa: Os eixos temáticos da EJA nas turmas de alfabetização. Recursos e produção de materiais. As tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

Módulo 4: Planejamento docente na EJA

Ementa:  Planejamento. Projeto didático. Os gêneros textuais e a aprendizagem da língua escrita. Matemática – etnomatemática.

Tem Certificado Sim
Nota de Aprovação 7.0