Na próxima quinta-feira (13), os formadores regionais que participam do programa de formação no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos terão uma aula síncrona.
O encontro online, que terá início às 14h30, reunirá cerca de 1300 participantes. A formação será ministrada pelos professores Hermes Brunieri, pesquisador responsável pela área transversal Linguística; Rogéria Gaudêncio, pesquisadora da área transversal Matemática; e Isabel Marinho da Costa, responsável pela área transversal Tecnologias. Além disso, os participantes receberão orientações da coordenadora Daniele Dias para acessar a Plataforma Pacto EJA UFPB.
A aula dará continuidade ao módulo introdutório do curso, iniciado em fevereiro com a aula magna do professor Dr. Timothy Ireland, durante o lançamento do programa de formação.
Os formadores regionais receberão o link da aula por email.
O programa de formação
O curso ofertado para formadores regionais faz parte do ProfEJA (Secadi/MEC) e é uma das iniciativas do programa de formação do Pacto EJA, organizado pela Universidade Federal da Paraíba e pela Cátedra UNESCO de EJA.
O programa foi oficialmente lançado em fevereiro e, agora, um dos cursos ofertados tem continuidade.
Trata-se justamente daquele focado em formadores regionais, que será ofertado através de uma plataforma digital desenvolvida exclusivamente para o programa. O curso tem 120 horas de duração e, ao final, previsto para acontecer em 2026, os participantes sairão com um certificado de extensão universitária.
As atividades serão realizadas de forma síncrona e assíncrona, e o curso está dividido em 14 temas de interesses da EJA. Os conteúdos serão ofertados no ambiente virtual de aprendizagem, com materiais de estudo.
Posteriormente, em abril, terá início o segundo curso do programa, focado em docentes e alfabetizadores da EJA das redes públicas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Esse curso contará tanto com atividades presenciais, organizadas pelos formadores regionais, formadores locais e coordenações pedagógicas, quanto com atividades realizadas no ambiente virtual.