Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Ir para o conteúdo principal Skip to accessibility options Skip to footer
×
Skip accessibility options
Text size
Line height
Text spacing

Mensagens do blog por DIMÍTRIA DE FARIA COUTINHO

Coordenadora do Pacto EJA UFPB participa de Missão da UNESCO/MEC em São Tomé e Príncipe
Coordenadora do Pacto EJA UFPB participa de Missão da UNESCO/MEC em São Tomé e Príncipe

A Professora Doutora Daniele Dias, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE-UFPB), participou de uma Missão de Cooperação Internacional em São Tomé e Príncipe. O foco da iniciativa é a Educação de pessoas jovens, adultas e idosas.

Durante setembro e outubro, a professora esteve em missão no país do continente africano, a convite da UNESCO e do governo brasileiro. “A experiência foi de muitas aprendizagens e desafios”, resume Daniele.

“A escuta foi o nosso principal alicerce, pois entendemos que - apesar de realidades peculiares - podemos atuar em cooperação em prol de ampliarmos o acesso à Educação para todas as pessoas, em especial jovens e adultos trabalhadores que, por motivos diversos, foram afastados da educação formal. A necessidade de olharmos para esses sujeitos é urgente aos dois países. Compartilhar a experiência que temos tido com o Pacto EJA no Brasil pode auxiliar no vislumbre de caminhos para superação de alguns dos problemas enfrentados neste território, assim como temos muito a aprender com São Tomé e Príncipe”, completa a docente.

No Brasil, Daniele é coordenadora do Programa de Extensão de Formação de Alfabetizadores e Docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos - Pacto EJA UFPB, ação que faz parte de uma robusta Política Pública gerenciada pela Secadi/MEC. O programa na UFPB conta com uma equipe de aproximadamente 65 pessoas. Além disso, é integrante da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, sediada na instituição.

Parceira intercontinental

Pessoas posando para foto sentadas ao redor de mesa.

Da direita para a esquerda: Prof. Ibeyni Dias - Diretor Nacional de Educação de Jovens e Adultos; Profa. Isabel Viegas de Abreu - Ministra da Educação de STP; Profa. da Ednéia Gonçalves - OSC Ação Educativa; Profa. Daniele Dias - UFPB / Cátedra UNESCO de EJA; Profa. Leila Tavares - Diretora do Instituto Guimarães Rosa/ Embaixada do Brasil em STP. Foto: Arquivo pessoal.

A missão foi estabelecida após pedido da ministra da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, Isabel Viegas de Abreu. Em agosto, durante reunião oficial com o Secretário-Executivo do MEC, Leonardo Barchini, a santomense fez a solicitação referente à missão, após as equipes discutirem ações de fortalecimento das políticas educacionais daquele país, sobretudo voltadas à EJA.

Dentre os objetivos da missão, o Brasil se compromete a contribuir com o desenvolvimento de proposta metodológica para a formação de educadores na EJA; contribuir com uma proposta de capacitação de profissionais locais para implementação da metodologia; e apoiar a definição de diretrizes curriculares, metodologias e materiais pedagógicos adequados às especificidades da EJA no contexto santomense.

Para isso, a professora Daniele Dias e a professora Ednéia Gonçalves (Organização da Sociedade Civil Ação Educativa) realizaram diálogos com professores, coordenadores  e equipes do Ministério da Educação local para efetivar um diagnóstico da realidade educacional de São Tomé e Príncipe.


  
Scroll to top