Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Ir para o conteúdo principal Skip to accessibility options Skip to footer
×
Skip accessibility options
Text size
Line height
Text spacing

Mensagens do blog por DIMÍTRIA DE FARIA COUTINHO

Partilha de histórias de vida fortalece vínculo entre alunos da EJA no Piauí
Partilha de histórias de vida fortalece vínculo entre alunos da EJA no Piauí

Compartilhar histórias para fortalecer vínculos. Essa é a premissa do projeto “Tenda do Conto”, desenvolvido com os alunos da EJA da Unidade Escolar Balduíno Barbosa de Deus, em Pio-IX, no Piauí.

O projeto, organizado pela psicóloga Najla Araripe e pela professora Poliane dos Santos Pinheiro, foi uma das experiências exitosas selecionadas pelo programa de formação docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no âmbito do Pacto EJA.

Tenda do Conto

O objetivo da Tenda do Conto é promover o compartilhamento de histórias pelos alunos. Em uma cidade com pouco mais de 17 mil habitantes, a sensação é a de que todo mundo se conhece. Mas, na prática, as profissionais da educação perceberam que podiam se aprofundar bem mais na história de vida de seus alunos.

“O projeto nasceu da ideia de fortalecer os vínculos e enxergar as pessoas e histórias por trás de cada aluno”, comenta Najla.

O trabalho se dá em quatro etapas. Primeiro, é realizado o acolhimento dos estudantes, que vai dando o clima da atividade. O projeto é apresentado e alguns combinados são estabelecidos entre os participantes.

Na segunda e na terceira etapa são feitas reflexões sobre autoestima e força e resiliência, respectivamente. “O segundo e o terceiro momentos são essenciais para que a prática da Tenda do Conto se efetive de maneira leve. São momentos que antecedem a contação de histórias e dão sentido a essa prática”, afirma Najla.

Senhora segurando máquina fotográfica antiga

Alunos levaram objetos para contar histórias. Imagem: Arquivo pessoal.

Por fim, acontece o quarto momento, que é a partilha de histórias. Previamente, os estudantes são orientados a levarem um objeto que represente uma história importante de suas vidas. Durante a partilha, eles são convidados a contarem essa história para todos. “É a partir desses objetos que as memórias vão ganhando voz e vez”, argumenta Najla.

A psicóloga acredita que a conexão emocional e social abre portas para aspectos pedagógicos. Em sala de aula, a professora Poliane vivencia isso na prática. “A Tenda do Conto foi muito envolvente e mexeu com todos. Foi muito lindo ver eles participando e entregando sua história para que todos pudessem ouvir. Não tem nada mais gratificante do que você ver alguém que não conseguia nem dar ‘boa noite’ de tão tímido, e de repente está ali falando diante de todo”, afirma.

“Eles se sentiram acolhidos. Quando você se sente acolhido em um ambiente, você se sente em casa. A escola é a continuidade da nossa casa. Depois da Tenda do Conto, eles passaram a participar mais, desenvolver melhor as atividades propostas”, completa a professora.

“É impossível vivenciar a Tenda do Conto e não se emocionar”, garante Najla. “São histórias lindas e comoventes de superação, perda, conquistas. História de gente que, mesmo depois de muita luta, carrega aquela vontade de vencer, de querer mudar de vida através da educação”.

Saiba mais

A experiência desenvolvida por Najla e Poliane foi exposta em transmissão ao vivo na conta do Instagram do programa de formação da UFPB no âmbito do Pacto EJA, e pode ser conferida na íntegra no perfil @pactoeja.


  
Scroll to top