Assuntos complexos merecem metodologias atrativas. É assim que pensa o professor Anderson Ferreira Lopes, que apostou na gamificação e na tecnologia para trabalhar monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas com sua turma da EJA na Escola Municipal José Neves Damasceno, em Varjota (CE).
A atividade desenvolvida pelo docente foi uma das experiências exitosas selecionadas pelo programa de formação docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no âmbito do Pacto EJA.
Na experiência, Anderson usou uma plataforma digital com um quiz interativo para que os estudantes pudessem classificar palavras a partir da quantidade de sílabas. Com isso, foi possível que os alunos desenvolvessem consciência fonológica, vocabulário, leitura e escrita. “Meu papel foi apenas de mediador”, comenta o professor, reforçando a importância de deixar os educandos no centro do processo de aprendizagem.
“O resultado foi superpositivo, a participação deles foi intensa e eles se divertiram”, comenta Anderson. A partir de sua experiência prática, o professor acredita que atividades lúdicas funcionam muito bem na EJA, garantindo o engajamento e a participação de todos.
“Atividades lúdicas podem transformar o aprendizado em algo prazeroso. Eles se encantam e se envolvem com o lúdico”, garante o docente.
Tecnologia na EJA
Além de ser uma forma de promover a interação e o engajamento dos estudantes, a tecnologia na EJA também permite que eles desenvolvam habilidades relacionadas ao uso dessas ferramentas.
Para o professor, essa é uma importante forma de promover a acessibilidade e a educação digital. “A gente percebe que muitos alunos da EJA não têm acesso à tecnologia, e foi justamente pensando nisso que eu quis trazer para a sala de aula uma experiência como essa, permitindo o contato com as ferramentas digitais”.
Saiba mais
A experiência desenvolvida pelo professor Anderson foi exposta em transmissão ao vivo na conta do Instagram do programa de formação da UFPB no âmbito do Pacto EJA, e pode ser conferida na íntegra no perfil @pactoeja.

